Turbinectomia ou Turbinoplastia

A turbinectomia ou turbinoplastia é um procedimento cirúrgico, que consiste na remoção parcial dos cornetos nasais inferiores e/ou médios.

Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar, no entanto, a ampliação dessas estruturas podem causar obstruções nasais prejudicando a respiração. Normalmente esse procedimento é realizado em associação a septoplastia, com o objetivo de desobstrução nasal e melhora da ventilação das cavidades paranasais (seios da face).

Entre os principais sintomas causados por essa obstrução está a dificuldade para respirar. No entanto, essa situação pode desencadear outros problemas como sinusite, dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e sensação constante de nariz entupido.

Durante o pós-operatório, o Dr. Sergio Tasso recomenda repouso absoluto nos três primeiros dias, permanecer com a cabeça elevada, evitar alimentos quentes, não assoar o nariz, além de realizar lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia e fazer uso das medicações prescritas pelo médico.

Compartilhe