Septoplastia (Desvio do Septo)

A septoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo fazer a correção do desvio de septo. O septo, anatomicamente, é uma parede composta de osso e cartilagem que divide o nariz em duas narinas. Quando apresenta desvio, forma uma obstrução em um dos lados, dificultando a passagem do ar, o que pode provocar distúrbios respiratórios e reduzir a qualidade de vida do paciente.

Esta cirurgia tem duração média de 60 a 90 minutos e é realizada com anestesia geral ou local com sedação. O procedimento consiste em uma incisão de um dos lados do nariz, a fim de posicionar o septo adequadamente. Caso haja obstruções extras, como fragmentos de ossos e cartilagens, essas estruturas também são retiradas.

Devido à baixa complexidade da septoplastia, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. No início do processo pós-operatório, o nariz tende a ficar dolorido e um pouco inchado, mas apenas por alguns dias. Para uma melhor recuperação, recomenda-se ao paciente repouso relativo, bem como que evite esforços e atividades físicas, tente não assoar o nariz, mantenha a cabeça numa posição elevada para reduzir o inchaço e evitar sangramentos.

O Dr. Sergio Tasso salienta que, embora o processo de cicatrização seja rápido, a cura total pode levar algum tempo. A cartilagem e os tecidos nasais podem demorar até um ano para chegar à sua forma definitiva. Vale ressaltar, ainda, que é possível observar os benefícios respiratórios logo após a cirurgia, os quais continuam a melhorar com o passar do tempo.

Compartilhe