A sinusite é caracterizada por uma inflamação da mucosa dos seios da face. A mais comum é a rinossinusite, pois normalmente essa inflamação se origina na mucosa nasal. A sinusite de origem dentária (odontogênica) também é comum em nosso meio.
A sinusite pode ser desencadeada por fatores infecciosos (bacteriana, viral, fúngica), por choque térmico, alteração brusca de pressão (barosinusite), por agentes químicos e por alterações estruturais de nariz, pólipos e tumores que comprometam a aeração e a drenagem dos seios da face.
A sinusite pode ser aguda ou crônica. A aguda dura até 12 semanas, já a crônica tem uma duração superior a 12 semanas. Nos dois casos, os sintomas são semelhantes, sendo caracterizados por pressão ou dor na face, redução no olfato, dor no maxilar superior e nos dentes, secreção nasal e pós nasal e cefaléia intensa.
O diagnóstico é feito pelo exame direto do nariz (rinoscopia anterior), por endoscopia nasal e em casos de recidivas frequentes ou em falha do tratamento clínico a tomografia computadorizada dos seios da face está indicada.
O tratamento deve ser realizado por orientação médica e inclui lavagens nasais com soluções salinas, corticóide tópico nasal e/ou sistêmico, descongestionantes e antibiótico em caso de sinusite bacteriana.