A laringe está localizada no centro do pescoço e é responsável por funções de proteção da via aérea, respiração e deglutição, além da produção da voz através das pregas vocais. Por vezes, algumas doenças podem acometer este órgão que é vulnerável a agentes externos substâncias químicas, fumo e alguns patógenos, e também por refluxo.
A laringite é um problema bastante comum e consiste em uma inflamação da laringe que causa alterações da voz dentre outros sintomas. As principais causas são infecções virais semelhantes a resfriados ou esforço vocal devido ao uso excessivo da voz. Já a laringite crônica é caracterizada por durar mais de duas semanas e podem ser causadas por irritantes inalatórios, refluxo gastroesofágico, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo.Os principais sintomas são alteração vocal, dor, desconforto, tosse e dificuldade de deglutir.
Outro problema que pode acometer essa região é o tumor de laringe. Há uma grande associação desses tumores com o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Os sintomas desses tumores dependem da localização. Dor à deglutição (odinofagia) são mais comuns em tumores supraglóticos (acima das pregas vocais), já a rouquidão e alterações da fala indicam tumores glóticos. A falta de ar está associada a tumores infraglóticos. Alguns pacientes apresentam como primeira manifestação um nódulo no pescoço, enquanto outros podem apresentar alteração na voz, tosse e pigarro persistente.