Adenoides / Amígdalas

A hipertrofia de adenoides e amígdalas pode ser decorrente de processos infecciosos, mas também pode ser anatomicamente normal, uma vez que algumas pessoas apresentam essas estruturas naturalmente aumentadas. Essa hipertrofia, no entanto, ainda que não tenha causa em processos infecciosos, pode causar dificuldades para respirar ou para engolir, dor de garganta, apneia do sono ou mesmo uma maior recorrência de infecções no ouvido ou nos seios paranasais.

No caso de aumento patológico, este costuma acontecer devido a infecções por vírus ou bactérias, a reações alérgicas e, em alguns casos, por conta de refluxo gastroesofágico. Normalmente, nesses casos, as amígdalas e as adenoides voltam ao tamanho normal assim que o problema é solucionado.

De acordo com o Dr. Sergio Tasso, quando os tratamentos medicamentosos não são eficazes ou não são adequados ao tipo de patologia, recomenda-se uma cirurgia para a retirada das amígdalas (tonsilectomia) e da adenoide (adenoidectomia), as quais podem ser realizadas em uma mesma operação. Este tipo de cirurgia é indicada a pacientes com sérios problemas de respiração ou desconforto para falar, bem como para aqueles que apresentam apneia obstrutiva do sono e casos de múltiplas infecções.

Compartilhe