Distúrbios do Sono

Os distúrbios do sono consistem em alterações relacionadas à dificuldade de dormir e em variações das fases do sono. 

O sono apresenta várias fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade específica. Alterações que ocorram em cada uma dessas fases podem ocasionar a curto e longo prazo distúrbios metabólicos comprometendo a qualidade de vida e a saúde. 

Entre os principais distúrbios do sono está a apnéia, que é caracterizada pela interrupção da respiração durante mais de 10 segundos enquanto a pessoa dorme. Dentre as causas mais frequentes desse problema estão a obesidade, alterações do posicionamento da língua e da mandíbula, hipertrofia de amígdalas e adenóides, relaxamento da musculatura da faringe e laringe. Esse distúrbio normalmente causa sono agitado e interrompido, engasgos noturnos, ronco além de diversos despertares durante a noite. 

Outro problema muito recorrente é o ronco, que tem como causa a obstrução parcial das vias aéreas superiores à passagem do ar durante o sono. Durante o sono a musculatura da laringe relaxa, reduzindo o espaço para a passagem de ar na região. Outros fatores como obesidade, obstrução nasal, ingestão de álcool, uso de alguns medicamentos podem levar ao ronco. 

Em muitos casos, o ronco é também um sinalizador de outras doenças, como a apnéia do sono. 

Existem outros distúrbios do sono, mas os que mais se relacionam com a otorrinolaringologia são o ronco e a apnéia do sono.

Compartilhe