Cirurgia do Ronco e Apnéia do Sono

A Uvulopalatofaringoplastia (UPFP) é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de ronco e apneia do sono. A cirurgia consiste em retirar tecidos moles que vibram na região do palato e da garganta, com o objetivo de melhorar a passagem do ar. É um procedimento que não necessita de incisões na pele, sendo realizado diretamente pela cavidade oral, o que facilita o processo de cicatrização.

Durante o processo pós-operatório, a cicatrização normal da mucosa da faringe forma placas brancas de fibrina, as quais não são indicativas de infecções, e sim uma evolução normal da recuperação da mucosa. Ainda assim, são indicados alguns cuidados para que não haja sangramentos nesta região. O Dr. Sergio Tasso salienta a importância do repouso relativo após a cirurgia, evitando esforços. Também recomenda que o paciente evite processos orais que possam levar ao desprendimento da placa, como escovação dental posterior, bochechos intensos, além de alguns medicamentos que interferem na coagulação.

Ainda, é importante cuidar da alimentação após a cirurgia. No primeiro dia, por exemplo, são indicados apenas líquidos ao natural ou gelados. No segundo e terceiro dia o paciente já pode introduzir alimentos pastosos, também frios ou ao natural. E, após esse período, é possível começar a introduzir uma alimentação mais pastosa ou mole, a fim de evitar ferimentos na garganta.

Compartilhe